Altair Hoppe >> Qual é a cor dos seus cabelos? O Photoshop decide!

Sempre recebo muitos e-mails de usuários de Photoshop querendo saber como se faz para mudar a cor dos cabelos das pessoas. Apesar do truque ser relativamente simples, faz um sucesso danado! Muitos usuários usam esse recurso profissionalmente, mas outros tantos querem apenas se divertir mudando o visual dos amigos, namorada, etc. Seja qual for a finalidade, vamos desvendar mais esse truque com os seguintes passos:

1º PASSO
Abra a foto que deseja trocar a cor dos cabelos. No nosso exemplo, vamos utilizar a de uma adolescente loira fazendo pose para a foto. Agora, duplique a camada Plano de Fundo com o atalho CTRL J ou se preferir arraste a camada sobre o ícone Criar uma nova camada / Create new layer.

2º PASSO
Acesse na base da paleta Camadas / Layers o ícone Criar nova camada de Ajuste ou Preenchimento / Create new fill or adjustment layer e selecione o comando Matiz/Saturação / Hue/Saturation. Na caixa de diálogo do Matiz/Saturação, primeiro ligue a opção Colorir/Colorize. Note que a foto adquire um tom avermelhado com os valores 0 no Matiz e 25 na Saturação. Como nem todo mundo quer fazer um tom de cabelo avermelhado, você pode alterar os valores tanto de Matiz como Saturação. Lembrando que quando mexemos em matiz estamos alterando a cor, e quando mexemos em saturação alteramos a intensidade das cores. Configure com a cor e intensidade que deseja.

3º PASSO
Após definir a cor do cabelo, note que na paleta Camadas foi criada uma miniatura do comando Matiz / Saturação e uma máscara em branco. Nosso próximo passo é selecionar a ferramenta Pincel/Brush (B) e definir a cor preta como primeiro plano na barra de ferramentas. A seguir comece a passar o Pincel/Brush sobre toda superfície da foto, exceto onde há os cabelos. Observe que conforme você passa o Pincel/Brush o tom, nesse exemplo, avermelhado vai desaparecendo.

4º PASSO
Dependendo da suavidade do Pincel que você usar, a seleção fica mais ou menos natural. Para eliminar esse aspecto artificial podemos acessar o menu Filtro > Desfoque / Filter > Blur e selecionar o comando Desfoque Gaussiano / Gaussian Blur. Aumentamos o raio até que na imagem as bordas fiquem bem suaves. Agora vem a parte mais fácil. Basta dar um clique sobre a miniatura do comando Matiz/Saturação na paleta Camadas e mudar a cor dos cabelos. Caso precise que o efeito fique ainda mais real, tente mudar o modo de mesclagem de Normal para Multiplicação/Multiply ou Sobrepor/Overlay na paleta Camadas / Layers. Até a próxima!

PS: este tutorial está ainda no Photoshop CS, em português, porque busquei esse material no meu arquivo. Caso você use uma versão superior ou inferior ao CS, não importa, todos os comandos também estão disponíveis. E atenção! Pense em outras finalidades de substituição de cores de outros elementos além de cabelos.

3 Respostas to “Altair Hoppe >> Qual é a cor dos seus cabelos? O Photoshop decide!”

  1. Oi
    Participei da Semana da Fotografia e adorei;
    se possível gostaria q vc colocasse o passo a passo sobre a colorizaçao q vc passou, tenho muitas fotos q preciso copiar apenas o tom de pele da modelo pra cobrir marca de biquini e acho q nao anotei tudo e estou com dificuldade pra chegar no resultado esperado;
    Bjs

    • Altair Hoppe Says:

      Oi Magdala, espero que tenha gostado da Semana da Fotografia… sobre a forma de colorização vou postar aqui sim… boa sugestão!!! Bjs

  2. Muito bom o seu trabalho,Simples de fazer porem com bastante qualidade. Parabéns.

Deixe um comentário