Altair Hoppe >> Conversão para P&B e o poder da edição no Photoshop

Neste mês de dezembro foi publicado meu primeiro artigo na revista Fotografe Melhor, da qual serei colunista daqui por diante. Para quem não conseguiu comprar a revista em banca ou não teve acesso a edição 159 / Dezembro 09, segue abaixo o tutorial que mostra converter uma imagem para preto-e-branco e como, de forma criativa, escolher a linguagem correta para editar e finalizar uma imagem. Boa leitura!

Para começar muito bem na Fotografe Melhor, selecionei um tema super controverso e cheio de caminhos: a edição de imagens. É fato, que fotos belíssimas podem ser estragadas com uma edição errada. Como também, fotos comuns, sem grande impacto na captura, podem se transformar em super fotografias com a inclusão de uma nova linguagem. E aí você pode estar se perguntando: mas por que isso acontece?

Como todos sabemos, toda imagem digital requer pequenas correções de cor, aplicação de nitidez, contraste ou brilho. E isso todo mundo faz muito bem. O problema é quando as imagens necessitam de uma edição mais complexa, como o ajuste de luz ou clareza de informações com a devida ênfase em determinados elementos. Nesse ponto, muitos fotógrafos e editores de imagens correm mais risco de errar e, sem querer, tornar a imagem menos interessante. E aqui não importa se você tem muita ou pouca experiência. Aqui o que vale é a escolha da linguagem correta para cada imagem.

Vamos ver um exemplo disso na prática. Veja a figura 1.

Observe que a modelo está com uma pose bem espontânea na imagem. Ela é bonita. Está sorrindo. Apesar disso, é uma imagem sem grande impacto. Nosso objetivo será tira-la do comum. Para isso, primeiro vamos converte-la para preto-e-branco. Vamos fazer isso porque a combinação de cores do fundo e da modelo causa uma confusão visual na imagem, o que evita uma atenção específica num elemento da foto. Tudo está chamando a atenção, apesar do fundo estar um pouco mais desfocado.

Para converter a imagem em preto-e-branco, pressione a letra D para deixar a cor preta e branca na cor de primeiro e segundo plano do seu Photoshop. A seguir, vá na paleta Camadas / Layers, selecione o botão Criar uma nova camada de ajuste e escolha o comando Mapa de Gradiente / Gradient Map, como mostra a figura 2.

Dentro da caixa do Mapa de Gradiente, podemos, se necessário, clicar sobre a escala de tons e alterar os tons de preto e branco conforme seu estilo de P&B. Depois dessa conversão, veja que agora a modelo é que se torna o elemento principal, ou seja, agora temos níveis de importância na imagem. A modelo é o primeiro. Para deixar isso ainda mais claro, podemos alterar a luz nas bordas da imagem. Na barra de ferramentas selecione a ferramenta Seleção Elíptica (M). Agora faça uma seleção oval que atinge todo o corpo da modelo. Depois pressione as teclas CTRL SHIFT e a letra “i” para inverter esta seleção. Finalmente, vá novamente no ícone de Camada de Ajuste da paleta Camadas e selecione o comando Curvas. Aumente a quantidade de sombras como mostra a figura 3.

Perceba que o fundo fica mais escuro, mas a transição fica dura, artificial. Por isso, vá no menu Filtro > Desfoque / Filter > Blur e aplica um comando Desfoque Gaussiano / Gaussian Blur na máscara para suavizar a transição das sombras. Desta forma, ajustamos as luzes da imagem para canalizar melhor o olhar do espectador.

O último passo é suavizar a textura da imagem. Selecione a camada Background e duplique ela com o atalho CTRL J. No topo da paleta Camadas/Layers altere o modo de mesclagem de Normal para Sobrepor/Overlay (figura 4).

Veja que o contraste da imagem fica mais forte. Mas a textura ainda está forte. Para suavizar, acesse o menu Filtro > Desfoque / Filter > Blur e aplique um pouco de Desfoque Gaussiano / Gaussian Blur. Se você achar que o efeito está muito denso, reduza um pouco intensidade no botão Opacidade / Opacity também presente na paleta Camadas.

Está pronta a edição. Veja na figura 5, que de maneira simples e rápida, deixamos a imagem com uma linguagem muito mais clara e elegante. E este é um dos grandes segredos de editar bem. O menos, na maioria das vezes, é mais. Espero que aproveite a dica. Até a próxima!

Foto: Levendula Images / Liquid Library

2 Respostas to “Altair Hoppe >> Conversão para P&B e o poder da edição no Photoshop”

  1. alessandrapilar Says:

    Maravilhoso! Só fiquei em dúvida se vale o mesmo para fotos color.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: