Altair Hoppe >> Recorte de cabelos no Photoshop

Um dos maiores desafios de recortes em fotos, sem dúvida, é o de cabelos. Para alguns usuários chega a ser um pesadelo horripilante e sem fim. Você tenta a ferramenta Laço Poligonal e nada. Tenta a Caneta e nada. Tudo fica duro e sem os fios mais finos. Isso sempre acontece com seus recortes? Se sim, não se preocupe, você pode passar menos trabalho e ter um resultado muito melhor. Para imagens fáceis, com fundos sólidos ou lisos, em cor única, basta usar o comando Extrair / Extract, que está no menu Filtro / Filter (no Photoshop CS4 ele foi removido, mas podemos instala-lo novamente baixando os arquivos do site da Adobe (www.adobe.com). A forma de configurar é bem simples e intuitiva e, na maioria das vezes, você terá um recorte bom, preservando os menores fios. Contudo, há casos mais dramáticos – digo, complicados – em que os cabelos se confundem com as cores e tons de fundo / background. Nesses casos, temos dois caminhos: ou criamos uma máscara, através de um canal de cor, ou usamos a ferramenta Borracha Plano de Fundo / Background Eraser Tool. O caminho da máscara pelo canal é mais demorado e trabalhoso, por isso prefiro a velha e boa borrachinha. Ela dá um resultado igual ou superior ao canal Alfa, mas o seu controle durante o recorte é maior, com a vantagem de você analisar o efeito final durante o processo.

Talvez você esteja se perguntando se essa maravilha para recortes de cabelos está presente apenas no Photoshop CS3. A resposta é não. Esse recurso não é uma novidade do CS3. A Borracha Plano de Fundo existe há muitas versões do Photoshop. Se você tiver, só para citar os mais recentes, Photoshop 7, CS, CS2, também poderá aproveitar o potencial dessa ferramenta. Bem, vamos pôr em prática essa ferramenta! Veja a figura 1.

Nosso objetivo é apagar o fundo, deixando apenas a mulher e seus fios de cabelos mais finos. Vamos lá: duplique a camada (Ctrl J) e desligue a original. A seguir, selecione a ferramenta Borracha Plano de Fundo / Background Eraser. Antes de pensar em apagar qualquer coisa, vá na barra de opções no topo da tela e faça a seguinte configuração: no item Limites / Limits coloque Não-adjacente / Discontiguous e, em Tolerância / Tolerance, defina 100%. Veja ainda que temos três Conta-gotas / Eyerdroppers. Selecione o eyedropper do meio, chamado Amostra Uma Vez / Sampling: Once (fig. 2).

Finalmente, temos o item Proteger Primeiro Plano / Protect Foreground Color. Como o nome sugere, ele protege a cor de primeiro plano. Ligue essa opção. Atenção, isso é muito importante! Agora, selecione a ferramenta Conta-gotas / Eyedropper, mova sobre o tom de cabelo predominante da imagem e clique. Observe que essa amostra vira a cor de Primeiro Plano / Foreground (fig. 3).

Assim, estamos prontos para o recorte de cabelos.
Selecione a Borracha Plano de Fundo e passe sobre os tons do fundo. Mas aqui vale uma ressalva: quando clicar, mantenha o botão do mouse pressionado e apague todos os tons daquela cor (fig. 4).

Às vezes, ficam algumas áreas semi transparentes. Depois, também apague-as. Se você sentir que a Borracha está apagando a pele da modelo, por exemplo, reduza um pouco mais o valor da Tolerância. Mas, se as bordas ou os fios dos cabelos estão ficando muito duros, aumente a tolerância. Em alguns minutos temos a imagem recortada (fig. 5).

Para facilitar a visualização durante o recorte com a Borracha, você pode criar uma nova camada e preencher, por exemplo, com um fundo verde (fig. 6), ou inserir uma outra imagem como plano de fundo. A figura 7 mostra o resultado final com a imagem aplicada num fundo com textura . Observe que o efeito mostra bem os fios de cabelos.

Muito bem. Parece simples. De fato, o processo é bem fácil, o que varia e dificulta são as imagens. Nem sempre temos uma imagem com um fundo contrastando com a imagem, como no do exemplo acima. Muitas vezes, os tons do fundo se misturam com as cores do cabelo. Será que a Borracha Plano de Fundo também funciona neste caso? Sim. Mas teremos que ter muito mais cuidado e gastaremos mais tempo para finalizar a imagem. Se o tipo de imagem que você faz recorte é desse tipo, primeiro apague a cor do fundo mais predominante e depois selecione, uma após outra, as cores restantes. Sem dúvida, no Photoshop, a Borracha Plano de Fundo é um dos recursos mais sofisticados para o recorte de cabelos. Com um pouco de prática você fará verdadeiros milagres. Até a próxima!

14 Respostas to “Altair Hoppe >> Recorte de cabelos no Photoshop”

  1. Obrigado por compartilhar

  2. Hum muito bom… ! as configurações do Brush tem muita influencia no recort ??

    • Altair Hoppe Says:

      tem sim… quanto mais suave o Brush, mais suave é a transição do recorte. Use o atalho Shift [ e Shift ] para aumentar e reduzir a suavidade da ferramenta.

  3. bom dia Altair,

    Sempre participamos de seus workshops, gostaria que você me indicasse um plugin para o cs4, para tratamento de pele, similar ao plugin da kodak,
    eu tentei instalar ele no cs4, e não consegui, não sei se foi por causa do imac que estou utilizando agora?

    trabalho com casamentos e é preciso muito mais agilidade nesta parte, estou no aguardo, abraço.

  4. @jeanhansen Says:

    Bem bacana teu tutorial, parabéns, vai me ajudar bastante!

    • Altair Hoppe Says:

      Oi Jean, que bom que o tutorial ajudou… a ideia do blog é bem essa… compartilhar conhecimento….
      Grande abraço,

  5. melhor tutorial de recorte de cabelo que eu ja li parabéns, sem rodeios.

  6. Valeu cara. Esse tuto me ajudou muito aqui na correria do trampo. Parabens.

  7. Ola. parabens , Gostei muito do tutorial , bem objetivo e detalhista, gostaria de saber mais sobre os pinceis, se puder fazer um tutorial pra efeitos, principalmente para efeitos de Layouts de Web Site, estou no ramo de Diagramação E criação, e também programo algumas linguagens, inclusive HTML, so q desde sempre, nunca utilizei muito o photoshop, tens alguma sugestão sobre pinceis ou ferramenta para esse ramo de webSITE?

    Obrigado desde já, UM ABRAÇO!

  8. Manuel Belmonte Says:

    Muito Obrigado Velho!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: