Altair Hoppe >> Suavizar e corrigir marcas e expressões da pele

No Photoshop, além das ferramentas Recuperação do Pincel e Correção (J), que removem manchas e rugas direto na fotografia, o fotógrafo dispõe de mais duas maneiras de tratar imperfeições na pele. Nessa tutorial vamos descrever como usar o comando sujeira e rabiscos e as máscaras para atenuar manchas e marcas, carinhosamente, conhecidos, como pés-de-galinha.  Observe a figura 1.

Note as marcas e pés-de-galinha ao redor dos olhos, acima do nariz, nas bochechas e queixo. Iniciamos o processo de recuperação duplicando a camada com o atalho Ctrl J. Em seguida, acessemos o menu Filtro > Ruído / Filter > Noise e o submenu Sujeiras e Rabiscos / Dust & Scratches. Configuramos as opções de raio e limiar até que as marcas desapareceram do rosto (fig. 2).

Agora criamos uma máscara, pressionado a tecla Alt e clicando no ícone Adicionar máscara de camada / Add Layer Mask, que está na base da paleta Camadas / Layers (fig. 3).

Quando fizer isso, não se assuste. Todos os defeitos do rosto aparecem novamente. A mágica será feita em cima da máscara preta. Selecione a ferramenta Pincel / Brush (B), defina um pincel bem suave na barra de opções e escolha a cor branca como cor de primeiro plano. Agora passe o Pincel em cima de todas as áreas com manchas e rugas. Veja que os defeitos vão sumindo. A vantagem nesse processo é que podemos estabelecer a opacidade do pincel na barra de propriedades da ferramenta (fig. 4) e atenuar mais ou menos as manchas de acordo com a nossa vontade.

A figura 5 mostra a recuperação concluída. Esse é um método simples, rápido e eficiente, principalmente quando temos muitos imagens para corrigir marcas de expressão. Caso não goste do efeito com o Dust & Scratches, você pode alterar o filtro de desfoque para Mediana / Median, Desfoque Gaussiano / Gaussian Blur ou Desfoque de Superfície / Surface Blur.

6 Respostas to “Altair Hoppe >> Suavizar e corrigir marcas e expressões da pele”

  1. Marco Aurélio Says:

    Amigo, parabéns pelo blog e pelas ótimas dicas que nos tem passado também através da revista fotografe. Quero agradecer-lhe pelos brushes florais que nos disponibilizou. Bem é sabido que conhecimento vale ouro. Obrigado por compartilhar ótimas dicas conosco.
    Abraço,
    Kiko

  2. ALTAIR, QUANDO SIGO OS PASSOS PARA DIAGRAMAÇÃO DO ÁLBUM QUE VOCÊ ENSINOU, TUDO DÁ CERTO, PORÉM QUANDO VOU SUBSTITUIR AS FOTOS, ELAS FICAM IMENSAS, NÃO ENTRANDO NA ÁREA PRE-DEFINIDA.
    O QUE ESTÁ HAVENDO?

    • Altair Hoppe Says:

      Oi Marcos, se as fotos que está substitundo tem o mesmo formato era para dar certo…. se elas possuem tamanhos diferentes isso acontece mesmo… uma sugestão… crie novamente a página, arraste a imagem para dentro do álbum e antes de reduzir o tamanho converta para Smart Object, só depois reduza o tamanho com o CTRL T. Veja se dá certo… abraço

  3. Altair Hoppe é simplesmente demais. Parabéns!!!

  4. Hilton Viana Says:

    Altair, é simples e excelente, parabens! Hilton Viana – São Luis – MA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: