Altair Hoppe >> Photoshop faz um ajuste básico em Britney Spears…

Com certeza absoluta que há mulheres lindissímas espalhadas por todo o mundo, principalmente no Brasil. Mas no universo das celebridades, nem sempre a beleza é absolutamente original. Além de uma maquiagem reforçada e caprichada, as estrelas da música, do cinema e da moda contam sempre com a ajuda dos ajustes “finos” do Photoshop. E para nós, profissionais da imagem isso gera uma demanda de trabalho bem interessante. São retoques em ensaios, books, revistas femininas, masculinas, fotos de moda, beleza ou campanhas publicitárias. Independente se isso é certo ou errado, o retoque faz parte do glamour e do conceito que a indústria dos famosos buscar passar ou criar. Recentemente, o jornal inglês The Sun resolveu por lenha na fogueira. O tablóide publicou um antes e depois do Photoshop da cantora Britney Spears. Segundo o jornal, a cantora foi retocada para aparecer bem torneadinha num anúncio de roupas. E aqui cabe algumas reflexões.

Sempre que é noticiado esse tipo de matéria, sempre a culpa é do Photoshop. E isso é verdade? Claro que não. O que ninguém se atreve a discutir é porque a indústria da beleza, anunciantes e editoras adotam o procedimento dos retoques agressivos. O próprio The Sun, recentemente, manipulou a foto de um boi. Pode? Caso que desvendemos no quadro Detetive Virtual do Fantástico. Aonde queremos chegar? O Photoshop é uma ferramenta fabulosa e quase imprescindível, mas quem detém o conceito e a responsabilidade do que é criado através dele, sempre, somos nós, fotógrafos, editores, publicitários, designers e profissionais da imagem. Dizer que a culpa é do Photoshop é como dizer que é culpa de registrar uma imagem é da câmera fotográfica. Dizer que a culpa é do Photoshop é senso comum.

6 Respostas to “Altair Hoppe >> Photoshop faz um ajuste básico em Britney Spears…”

  1. Tomei um susto no início do texto, quando você falava de “o Photoshop isso, o Photoshop aquilo”, mas que foi resolvido. Matou a pau.
    Fica muito fácil criticar a ferramenta, e esquecer do homem.

    • Altair Hoppe Says:

      Stefano, escrevi o texto porque fico chateado toda vez que dizem que a culpa é do Photoshop. E não é… então, nós profissionais da área precisamos desmistificar isso… senão, logo o Photoshop vai ser “demonizado”, injustamente. Só que esse debate não será levantado pela mídia se nós que usamos o programa não nos preocupamos com isso. Obrigado pela mensagem e pelo prestígio. Sucesso!

  2. Muito boa essa!!!
    Concordo plenamente com você, na realidade podemos dar limites.

    • Altair Hoppe Says:

      Beto, a ideia é essa. Claro que cada área é diferente o limite, mas é importante a gente refletir sobre isso. Um abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: