Altair Hoppe >> A mágica do Content-Aware do Photoshop CS5

A mais impressionante das ferramentas do novo Photoshop CS5, sem dúvida, é o Content-Aware. Fotógrafos e profissinais de imagem estão estarrecidos com a rapidez e precisão dela. Basta fazer a seleção na área da imagem a ser removida, ativar o comando e pronto! Parece mágica, mas na verdade é uma ferramenta bem desenvolvida e de certa forma “inteligente”. Embora, após usar já fico com aquela a impressão de que vamos precisar de comandos adicionais para fazer ajustes finos nas imagens. Por enquanto, quando a ferramenta não dá o resultado perfeito recorremos ao velho e bom Carimbo (Clone Stamp) ou ao Pincel de Recuperação (Healing Brush). Mas isso não é um grande problema, o importante é que temos uma ferramenta que está agilizando muito o nosso fluxo de trabalho.

Para matar a curiosidade, vamos ver um exemplo disso na prática. Observe a imagem abaixo. Nela podemos fazer duas edições com o Content Aware: ou remover o casal de “velhinhos” ou remover o banco. Neste caso, optamos pela remoção do casal.

Então, o primeiro passo é criar uma seleção ao redor do casal, e isso fiz com a ferramenta Lasso Tool (L), sem muita precisão mesmo, até porque isso não é tão necessário neste exemplo.

A seguir, basta acessar o menu Edit (Editar) e selecionar o comando Fill (Preencher). Quando abrir a caixa de diálogo, observe se na opção Use está ativado o Content-Aware. Se sim, basta confirmar o comando.

Em alguns segundos a imagem está pronto, perfeita, sem erros de transição ou falhas de luminosidade. E se caso isso acontecesse, bastaria selecionar uma ferramenta de edição e fazer os pequenos ajustes. Veja o antes e depois da edição.

Mas isto quer dizer que o Content-Aware funciona em qualquer imagem? Não é bem assim. Dependendo da complexidade do fundo ou das áreas próximas a área selecionada o Content-Aware pode se confundir e a edição final ficar errada. Se isso acontecer, devemos voltar ao processo de edição e remoção tradicional (Carimbo ou Healing). O truque é escolher as ferramentas mais produtivas para fazer as edições, caso elas não funcionem, aí partimos para processos mais lentos com outros filtros e comandos. O objetivo é qualidade e rapidez, quando possível, ótimo, se não, paciência e dedicação.

10 Respostas to “Altair Hoppe >> A mágica do Content-Aware do Photoshop CS5”

  1. rafaseibt Says:

    Realmente, a ferramenta traz bons resultados. Abs.

  2. Show né!!! Já estamos usando muito essa ferramenta aqui onde trabalho!
    Bj e ate Photoshop CS5 segunda!
    =)

  3. Olá altair!

    Meu nome é Renata Lopes, estive no curso Ps5 e Lightroom.

    Quero parabeniza-lo pelo trabalho, e dizer que foi mtu agregativo parabéns..sucesso!

    obs: vou te add no meu mais novo blog, tudo bem?

    • Altair Hoppe Says:

      Oi Renata, tudo bem! Fico feliz que tenha gostado do workshop… foi bem legal mesmo!!! Será um prazer ser adicionado ao seu blog. Bjos

  4. Cristiano Tis Says:

    He he, também gostei dessa ferramenta… apesar de errar em quase todas as fotos que tentei usar devido a complexidade do fundo… mas ja é meio caminho andado he he

    • Altair Hoppe Says:

      Oi Cristiano, você tem razão… nem em todas imagens essa ferramenta funcionam… são situações específicas, como acontece com outras ferramentas. Que ela é espetacular, é, mas precisamos de imagens adequadas para que ela seja eficiente ao extremo. Abraço,

  5. Olá Altair. Estou enfrentando um problema no PS CS5 que talvez você possa me ajudar. O menu 3D simplesmente desapareceu depois da ultima atualização. Eu o utilizei normalmente, fiz algumas coisas, mas agora ele sumiu da tela. Lá em editar/menus aparece ele visivel, mas nao está na tela. Sabe de algo que possa resolver? Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: