Altair Hoppe >> Photoshop versus Uma linda mulher

A mais recente polêmica envolvendo o uso do Photoshop é com a atriz Julia Roberts, ironicamente estrela do antigo e sempre vivo filme Uma Linda Mulher. Julia estreou recentemente uma campanha de rímel da Lancôme, onde aparece, como de costume, linda, mas desta vez ela contou com uma ajuda dos retoques do Photoshop, afinal ela já tem 42 anos e o tempo não perdoa ninguém, nem Julia Roberts.

No Brasil, o portal Terra e o Globo.com deram matérias com destaque sobre a campanha, principalmente, com ênfase no uso do Photoshop. O título do Terra: “Photoshop: Julia Roberts aparece mais jovem em campanha“. O título da matéria do Globo.com: Julia Roberts é a nova ‘vítima’ do Photoshop. Quanta maldade com o Photoshop! A discussão está tão aguda, que países como França e Inglaterra que possuem projetos de lei prevendo o uso do Photoshop em campanhas publicitárias. E não pára por aí. A moda também já chegou no Brasil. O projeto de lei 6.853/10, do deputado Wladimir Costa está em análise na Câmara dos Deputados e poderá multar em até R$ 50 mil quem não publicar um aviso nos anúncios informando que as peças foram manipuladas.

Indiferente as leis, algumas marcas já começam a sentir o peso das manipulações agressivas e estão buscando outra postura. De acordo com o portal Terra,  “a loja de departamentos inglesa Debenhams decidiu banir o recurso das fotos para divulgar suas linhas de roupas, incluindo lingerie e moda praia. Segundo um porta-voz da empresa, isso visa combater a imagem pouco realista divulgada por meio de revistas e campanhas de moda, que mostram mulheres com formas perfeitas, pele irretocável e cabelos perfeitamente modelados.

Para mostrar a diferença, foram divulgadas na loja da Oxford Street, em Londres, a imagem com retoques e a real, junto com a mensagem “We’ve not messed with natural beauty; this image is unairbrushed. What do you think?”(Nós não alteramos a beleza natural, essa imagem não foi modificada. O que você acha?)”.

8 Respostas to “Altair Hoppe >> Photoshop versus Uma linda mulher”

  1. Quais são os sites para que possamos ver as fotos sem photoshop das modelos?

    • Altair Hoppe Says:

      Na verdade não tem um site específico que mostre o antes e o depois das modelos… os casos vão surgindo e eu vou publicando…. do jeito que anda, logo teremos um acervo bem grande. Abraço!

  2. Rubens Sampaio Says:

    Acredito que o Photoshop não pode e não será banido das campanhas publicitárias, revistas masculinas e afins. Acho que deve, sim, haver manipulação na imagem, mas de maneira sutil e inteligente.

    Essas fotos super editadas, principalmente de mulheres, criam um padrão de beleza inalcançável. Isso causa frustração e gera uma serie de grandes problemas em toda a sociedade. Mulheres buscam cirurgias plásticas e tratamentos estéticos violentos em busca de alcançar determinado padrão de beleza que não existe.

  3. Acho ótimo que isso aconteça.Julia Roberts nunca foi bonita,é bom pras pessoas caírem na real e pararem de ficar se espelhando em pura fantasia.Pra uma pessoa que não gosta de tomar banho,depilar as axilas,e lavar o cabelo(isso é o que sabemos),seria esperar demais que fose uma pessoa enxuta.Deveriam ter convidado a Demmi Moore,ou a Cindy Crawford,essas sim quarentonas de 1º grandeza.

  4. Acho que tal qual muitos produtos, há uma disvirtuação do seu fim original,e que sempre vai haver mercado pra esse tipo de “máscara”, na verdade um público muito consumista que interessa ao mercado! Agora o fotoshop como trabalho artístisco sempre estará se reiventando, e quem ama imagem só tem que aplaudir.Olha Altair e Ju ficaram me devendo um passeio aqui em Brasília viu?m abraço,seu curso do cs5 é tudibão…..

    • Altair Hoppe Says:

      Oi Elis, dessa vez ficou um pouco corrido pra gente dar uma volta aí em Brasília, mas no final de agosto volto e aí damos um “rolé”… rs… Beijos e obrigado por tudo!

  5. pra mim é uma questão de semiótica, o que a propaganda usa não é a imagem da mulher Julia Roberts, mas sim do icone que ela construiu com sua carreira (quando ainda era bem mais jovem).

  6. Eu acho que photoshop tem que ser usado para as campanhas de publicidade sim mas sem exagero, pois todos nos vamos envelhecer então acho que tudo tem um limite.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: